ASHTANGA YOGA: Uma jornada de Vida
- Samkhya Ananda

- 21 de jul. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 23 de jul. de 2021

Olá Comunidade!! Sejam todos bem-vindos a esta jornada de conhecimento que estamos iniciando esta semana. Já faz um tempo que eu quero compartilhar com vocês mais sobre o universo do yoga filosófico, uma parte do yoga que ficou a margem da prática aqui no ocidente. Vocês precisam saber que foram os conhecimentos ancestrais que me deram forças e também consciência para viver minha transformação pessoal e espiritual. Eu já praticava "ásanas" há 10 anos e nenhuma mudança realmente significativa tinha ocorrido. A mudança começou quando eu me abri para aprender o conhecimento yogui raiz..

Ashtanga yoga é uma jornada de 8 passos, 8 membros ou 8 degraus a se subir rumo a união com a consciência suprema e a sabedoria que nos liberta da dor e do sofrimento. Assim descreve o mestre Patanjali, considerado o pai do yoga, em um dos livros mais estudados pelos praticantes: "Os Sutras de Patanjali" (compre aqui: encurtador.com.br/fkoEJ)
O mestre Patanjali convida você a te observar de fora para dentro. Ele te convida a praticar o yoga físico, mas não só isso, ele te guia à refletir sobre suas atitudes éticas e morais e como elas afetam sua mente, seu corpo e sua saúde.
Conheça agora resumidamente os 8 passos desta jornada que eu e todos os meus mestres vamos te guiar rumo ao autoconhecimento!
1º YAMAS (MANUAL DE CONDUTA UNIVERSAL): São cinco atitudes éticas que devemos ter diante do outro, da natureza e de nós mesmos.
Ahimsa:
Não violência - não agredir o outro com palavras ou ações; não agredir o meio ambiente. A não-violência começa com você mesmo: na prática de yoga significa respeitar seus limites.
Satya:
Não mentir – Significa falar a verdade e, principalmente, ser verdadeiro com você mesmo, viver com autenticidade.
Asteya:
Não roubar – significa não se apropriar de algo que não lhe pertence sem permissão, seja um objeto, o tempo ou a ideia de outra pessoa.
Brahmacharya:
Não exagerar – Podemos entender como moderação: na alimentação, no consumo, no uso do dinheiro. Patanjali enfatiza a continência do corpo, da palavra e da mente.
Aparigraha:
Não ter apego - não acumular, não criar necessidades desnecessárias, consumir com responsabilidade. O desejo de ter mais e mais, e nunca estar satisfeito, traz infelicidade.
2º NYAMAS (NOSSA RELAÇÃO COM O "EU"): São cinco atitudes que devemos promover em relação a nós mesmos.
Saucha:
Purificação tanto física como sutil, mental. É comer alimentos saudáveis, praticar ásanas e pranayamas e ter a mente livre de sentimentos como ódio, cobiça e orgulho.
Santosha:
Contentamento - a felicidade não deve depender de acontecimentos externos ou de outra pessoa. Uma mente descontente não pode se concentrar.
Tapas:
Autodisciplina, austeridade para alcançar um objetivo, não desistir diante de um desafio. Tanto na prática dos ásanas quanto na vida, significa ter determinação e disciplina.
Swadhyaya:
Estudo de si mesmo – Significa auto-observação, conhecer a si mesmo através da introspecção contemplativa. “A pessoa que pratica a swadhyaya lê seu próprio livro da vida, lendo-o e revisando-o ao mesmo tempo”, define Iyengar.
Ishvara Pranidhana:
Devoção, estar em unidade com Deus, reconhecer a nós mesmos como parte integrante desse Universo.
3º ASANAS:
Posturas físicas. Segundo Patanjali, o ásana deve ser estável e confortável. A prática traz saúde e leveza para o corpo, e disciplina para a mente. Reduz a fadiga e acalma os nervos.
4º PRANAYAMA:
Controle da energia vital (prana) por meio da respiração. O pranayama fortalece o sistema respiratório e acalma o sistema nervoso, favorecendo a concentração.
5º PRATYAHARA:
Controle dos sentidos e a estabilização das sensações da mente.
6º DHARANA:
Concentração e atenção fixa em um único ponto.
7º DHYANA:
Meditação, entrega.
8º SAMADHI:
Moksha: estado de comunhão com Deus.
Os primeiros passos são a respeito da nossa conduta, os próximos passos nos ensinam a conexão profunda com nosso corpo, mente e energia vital. E por último adentramos as profundezas da psique, do inconsciente e da consciência suprema. É um mergulho profundo, você está pronta?
"Ashtanga Yoga" é para você que deseja SE TRANSFORMAR EXTERNAMENTE E EVOLUIR INTERNAMENTE. Esta jornada é para quem quer prender a praticar yoga fora e dentro do tapetinho e assim, aperfeiçoar a forma que conduz a própria vida (teus pensamentos e tuas atitudes). O convite que te faço é para que você abra teu coração para conhecer o caminho real do yoga e a essência do teu "Ser".
.png)


Comentários