Yamas: conheça o 1a passo da jornada Ashtanga Yoga!
- Samkhya Ananda

- 27 de jul. de 2021
- 1 min de leitura
Viver eticamente, de acordo com os ensinamentos do livro Yoga Sutra do autor e Mestre Patañjali, é o primeiro passo no verdadeiro caminho do Yoga. Na sua escritura, ele apresenta os cincos preceitos éticos chamados de Yamas, que dão diretrizes básicas para viver uma vida de realização pessoal que também beneficiará a sociedade.
Há certas leis que podem ser aplicadas em diferentes lugares, pessoas e tempos, mas os Yamas são princípios universais e atemporais:

Os Yamas (1a passo da jornada) (sânscrito: यम), e seu complemento, os Niyamas (2a passo da jornada), representam uma série de regras de "vida plena" ou ética dentro da filosofia yogui. Significa "controle". Essas são restrições para uma conduta adequada perante a relação do indivíduo consigo e com outro "Ser" vivo. Eles são uma forma de imperativos morais, mandamentos, regras ou objetivos. Yamas e Niyamas são obrigações pessoais para viver bem. A primeira menção de Yamas está no Rigveda, e mais de cinquenta textos do Hinduísmo, de suas várias tradições, discutem Yamas. Patañjali lista cinco yamas em seus Yoga Sūtras de Patanjali. Dez Yamas são codificados como "as restrições" em vários textos hindus, incluindo Yajnavalkya Smriti no versículo 3.313, [3] os Upanishads Śāṇḍilya e Vārāha, o Hatha Yoga Pradipika de Svātmārāma, [4] e o Tirumantiram de Tirumular.
Nos próximos posts, vou te conduzir a todos os princípios e vamos avaliar como colocá-los na prática diária. Lembrando que eu, Samkhya Ananda te conduzo até a real prática, não é só sobre corpo. Yoga é a integração corpo, mente e espírito.
Com amor,
Samkhya Ananda
dúvidas? envie email para samkhyananda@gmail.com
.png)


Comentários