top of page

OS CANAIS DE ENERGIA VITAL

  • Foto do escritor: Samkhya Ananda
    Samkhya Ananda
  • 2 de mar. de 2021
  • 3 min de leitura

Os canais de energia, são os caminhos por onde passa nossa energia vital.

Conhecida como Nadis, em sânscrito a palavra significa "tubos", são os meios de transporte de Prana, a energia absoluta que leva vitalidade para todas as partes do corpo.


Nos textos ancestrais contidos no "Hatha Yoga Pradipika", escrito pelo Yogi Swatmarama, são descritos mais de 72.000 canais energéticos por todo o corpo, em muitos textos sobre a medicina ayurveda, também afirmam esta quantidade de canais energéticos. Dentro todos estes canais, são 3 canais de energia, os principais. Ida, Pingala e Sushumna, são eles que dissipam Prana para as outras 69.000 nadis.

ree

O canal de energia Sushumna é vertical, é localizado no interior da nossa coluna vertebral, na parte oca, inicia perto no cocs e termina no topo da nossa cabeça. Os canais Ida e Pingala são em espiral, passam do lado esquerdo para o lado direito do corpo e se encontram em 6 Chakras, seu encontro final é no Ajna Chakra, também conhecido como 3a olho. Chakra, em sânscrito significa"rodas", são centros energéticos, que levam prana para outras partes específicas do corpo, cada Chakra é localizado perto de uma glândula endócrina.


É essencial para praticantes de Hatha Yoga conhecer e entender sobre os canais de energia, pois desbloquear, dissipar e processar prana de forma equilibrada por todos os canais é um dos objetivos primordiais da prática.


E eu digo isto, a começar pelo nome Hatha Yoga.

Você sabe qual o significado deste nome em sânscrito?


Ha - Significa Sol - Lado Esquerdo - Pingala Nadi - Yang - Masculino

Tha - Significa Lua - Lado Direito - Ida Nadi - Yin - Feminino

Yoga - União


O nome já diz que: os exercícios e os conhecimentos da prática, te levam a união das forças duais do corpo, aqui ilustrados pelo sol e pela lua.


Parece um pouco romântico e até um pouco mística esta explicação. Porém, depois de muitas pesquisas sobre a correlação dos conhecimentos do yoga com a anatomia e fisiologia do nosso corpo, eu encontrei estudos nos mesmos textos citados acima, que apontam que as Nadis Ida e Pingala, estão associadas ao sistema nervoso autônomo. O sistema nervoso autônomo ele é dual, exatamente como as duas Nadis. Existe o sistema simpático e parassimpático. Enquanto um contrai a pupila dos olhos o outro as dilata, enquanto um acelera o batimento cardíaco, o outro retarda o batimento cardíaco. E assim, muitas outras partes do corpo, estes dois sistemas são responsáveis por equilibrar a nossa fisiologia.


ree

As nadis Ida e Pingala, não são o sistema nervoso autônomo, mais a quantidade de energia que é transportada pelas nadis influenciam o funcionamento destes dois sistemas.



Com o sucesso da prática do Hatha Yoga, com estas duas energias duais fluindo em harmonia, a energia principal do corpo, chamada sushumna, consegue fluir livremente sem obstruções. E o resultado deste processo harmônico é as energias física e mental potencializadas, nossa imunidade em alta e as vibrações da nossa mente sob controle.


ree

O mestre Iyengar, iogue que viveu até os 103 anos praticando yoga até seus últimos dias, e um dos instrutores referência da atualidade, comentou em seu livro "Yoga, Sabedoria e Prática", que cada pranayama e cada asana, acessam nossa coluna vertebral de uma forma única assim, criando um estímulo diferente para cada canal de energia. Sabendo quais os estímulos corretos existem para acessar e desobstruir os canais de energia do nosso corpo, nós, nos tornamos nossa própria cura. Muitos textos ancestrais comentam que todas as desordens que ocorrem no nosso corpo, são devido a obstruções de energia, possivelmente resultados de um corpo atrofiado, uma mente agitada e tensa, emoções sufocadas ou ainda uma consciência superficial que desintegra o "Ser" integral que somos.

Os exercícios de respiração, pranayamas, são os grandes responsáveis por potencializar o Prana no corpo, fazendo com que energia seja distribuída de forma equilibrada entre nossos centros energéticos, os chakras. A respiração rítmica rege todas as moléculas do nosso corpo em uma mesma direção. Moléculas perfeitamente ritmadas se tornam uma bateria que potencializam nossa força vital. Através desta ação rítmica criada pela respiração, o centro respiratório atua controlando todos os outros centros do corpo.


Por isso, que a prática do yoga, pode ser considerada um medicina integrativa, que associada a tratamentos médicos quando necessário, colaboram diretamente para nossa cura.


Deixo a reflexão com vocês:

Da onde veio o estímulo energético que iniciou as batidas do nosso coração?

 
 
 

Comentários


IMG_2506.png

Luciana Maryllac
@maryllac

Data Marketing

Samkhya me apresentou ao Yoga em 2019 e desde lá, seus conhecimentos continuam ressoando em meus pensamentos e momentos desafiadores de minha vida. Já tentei buscar outros lugares para praticar mas, não consigo encontrar ninguém que me conecta tanto com a prática e o estilo de vida, como Samkhya.

IMG_2507_edited.jpg

Nicole Spohr
@nicolesspohr

Ginecologia Natural

O que são as aulas do método Shakti Yoga Dance de Samkhya? Mulheres, pelo amor da Deusa, esta prática é uma experiência de vida. Sempre que pratico, sinto minha força pessoal pulsar.  Me desperta a sensualidade e o sagrado que vive em mim. Indico para todas as mulheres que estão precisando se movimentar, se divertir e reconhecer seu poder interno.

IMG_2508.png

Fabiane Garcia
@_fabianegarcia

Empresária & Estilista

As práticas de Samkhya me emocionam, me fazem dançar muito e curam emoções que estavam somatizadas no meu corpo. Choro, sorrio e movimento minhas emoções de uma forma libertadora. Muito bom estar nesta caminhada junto com Samkhya.

bottom of page