YOGA E A CURA PARA DÉFICIT DE ATENÇÃO
- Samkhya Ananda

- 2 de mar. de 2021
- 5 min de leitura
Atualizado: 28 de mar. de 2021
Eu fui diagnosticada com "Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade" (TDAH) quando tinha 16 anos. Sempre tive problemas de manter o foco nas coisas que começava. Desde que descobri o yoga, aprendi a acalmar o tsunami de ideias e criações na minha mente inquieta. A prática convida minha mente para viver o presente!

Esquecer onde colocou a chave do carro, esquecer a porta de casa destrancada, receber feedbacks negativos no trabalho por falta de atenção, começar tarefas e não terminar, ir mal na prova, roer unhas, comer muito ...
Quem tem Déficit de Atenção e Hiperatividade entende muito bem estas ações que citei acima!
Nossa mente é rápida e criativa, vive criando histórias, vive cheia de reflexões e sempre cheia de energia. E hoje, com a tecnologia e as milhares interações que recebemos, nossa vida ficou um pouco mais complicada.

Achei por alguns anos, que eu tinha que me aceitar do jeito que eu era.
Mas, foi na Índia, que eu descobri que não. Descobri que o yoga tem o poder de colocar nossa mente sob o nosso controle. E que tomar Ritalina e outras drogas não são os únicos tratamentos para a gente.
É um caminho mais difícil, é sim! É um caminho de mais dedicação, é sim!
Mas, você não vai na academia para manter seu corpo em forma?
E então, o que você faz para manter sua mente em forma? YOGA!!

Da mesma forma que você se exercita para cuidar do corpo, é necessário a gente praticar yoga para cuidar da mente.
Nossa mente é como um cachorro filhote, ela está sempre nos testando, "ele" está sempre querendo "brincar" com a gente e querendo que a gente mostre para "ele" quem está no comando.
Você sabe, que o nosso problema de atenção, acontece porque não estamos vivendo o presente. Estamos em nosso mundo "crazy" de ideias mirabolantes.

O que precisamos fazer é colocar a "guia", a coleira, na nossa mente e mostrar para ela, que é a gente que manda aqui!! E claro, mostrar com amor e paciência. E não com ódio, negatividade e frustrações. Isso, porque a gente é um time e este exercício não deve ser tratado como uma competição de quem é mais forte.
Por isso, eu compartilho com vocês, em 5 passos, o que vem funcionando para mim!!
1. Exercícios de Respiração (Pranayamas)
Este é um passo número 1 para começar a controlar a mente. Ter o controle da nossa respiração é ter o controle sob a nossa mente e corpo. Então, antes de dormir tente focar toda sua atenção na sua respiração. Focar no ar entrando no seus pulmões e saindo. Os pranayamas também ajudam muito a ter uma meditação com qualidade.
No yoga, temos MUITOS exercícios de respiração. Pode ser feito de muitas formas; com contagem de respiração, prendendo o ar, só com uma narina, respirando com várias intensidades e com foco em diferentes partes do corpo.. e por ai vai.
No próximo post vou estar compartilhando alguns aqui com vocês!
Eles merecem um post só para eles!! Fique de olho no blog que eu vou estar postando eles aqui com demonstrações, para vocês começarem a praticar em casa.
2. Exercícios de Equilíbrio (Asanas)
O segundo passo é fazer diariamente exercícios de equilíbrio. Ou seja, exercícios que necessitam 100% da nossa atenção. Um exemplo é o asana Eka Padasana e suas variações.


Para realizar este asana, você precisar manter seu olhar em um ponto a frente. E focar sua mente ali, 100%. Neste exercício, se sua mente começar a querer sair dali, você vai desequilibrar. Porém, o teste aqui é você manter o equilíbrio, no início por 20 segundos e chegar até os 3 minutos. Com 3 minutos você vai se tornar master nessa posição. E com certeza, sua mente vai estar muito mais treinada!
3. Meditação
Na minha opinião, para você que não tem muita experiência em meditação, depois de realizar os dois exercícios acima, você vai estar mais aquecido para iniciar a meditação. Eu falo isso, porque a minha experiência de começar a meditar sem antes fazer os pranayamas e os asanas, acaba exigindo de você concentração em dobro. Se você já tem dificuldade, os 2 exercícios vão ter acalmar, aquecer a sua mente o suficiente para você sentar e meditar com mais eficiência.
Para aprender a meditar, o ideal é sentar com as costas retas em um local confortável. Pode ser no chão com as pernas cruzadas ou numa cadeira, caso você não sinta-se confortável sentado no chão. Eu prefiro no chão com as costas encostadas na parede.
Se possível em um local silencioso e com as luzes apagadas.
Respire fundo 3 vezes, somente pelo nariz e preste atenção na sua respiração. No ar entrando e saindo do corpo. E com os olhos fechados, foque seu olhar no meio dos seus olhos ou no topo de sua cabeça. Tente não se mexer por no mínimo 20minutos. E com o passar do tempo, vai aumentando o tempo da sua meditação aos poucos.
Se a mente não acalmar tão fácil, tente observar de fora seus pensamentos, sem se envolver. E ai, vai limpando os pensamentos.
* Vou fazer um post só sobre meditação!! É um dos próximos!!
4. Terapia da Mente
Este 4a passo, é a parte de mudar os paradigmas e crenças de dentro da gente. Porque, nós diagnosticados com TDHA, já temos fama, na família e entre amigos, de ser uma pessoa desatenta, desastrada ou desorganizada.. E a gente acaba absorvendo estes "julgamentos" e aceitando as afirmações: Eu sou uma pessoa desatenta, eu sou desorganizado, eu sou...
Mas, não é verdade.
A gente não é isso. Nossa mente sim! Nossa mente tem mais dificuldades que a dos outros de manter a atenção. Mas, nós não somos nossa mente. Nós controlamos a nossa mente.
Por isso, para se colocar nesta posição de controlador da mente, você precisa desconstruir dentro de você que você é uma pessoa desatenta, desorganizada..
O que funcionou para mim foi trazer as afirmações:
- Eu te amo e te entendo, mas eu estou no controle.
- Eu entendi, acho uma boa ideia, mas agora estou vivendo o presente.
- Paciência, respira!! Eu estou concentrada aqui.
Quando minha mente tenta me pregar peças, eu tento contornar a situação com estas afirmações.
E se fica dificil, eu paro alguns segundos, respiro, me questiono porque minha mente está tão inquieta e tento voltar para o que estava fazendo. Você também pode parar e fazer alguns pranayamas e meditar por alguns minutos para facilitar colocar a mente sobre controle novamente.
*Ter uma lista de atividades (que você cria no dia anterior), também ajuda a você manter o foco e facilita as afirmações.
Exemplo: Agora são 14h eu vou fazer isso, depois de realizar esta tarefa eu presto atenção em você.
5. Observar a Própria Mente
Este passo é o mais difícil, por incrível que pareça. Observar a própria mente, já é absorver dentro de você que você não é ela e que ela está sob controle. Quando você estiver neste nível, seu problema de atenção já vai estar bem mais sob controle. E vai ser fácil de perceber as transformações na sua vida.
Ter a consciência de que nossa mente está nos pregando peças e conseguir contornar ela com amor, vai fazer você ter o poder de controlar seus sentimentos, seu stress, sua ansiedade, seus desejos.. E claro, que neste nível, conseguir meditar, vai ser bem mais fácil!
Você pode chegar até aqui, mas lembre-se, sua mente vai tentar de novo tomar o controle, quando você menos esperar.. Por isso, estes exercícios são contínuos. Exatamente como suas idas na academia. Se você parar 1 dia seu corpo retrocede. Aqui é a mesma coisa. Se você parar de exercitar sua mente, ela vai voltar ao que era.
Nossa caminhar, é nosso evoluir.. Por isso, continue.. Seja persistente.
Eu mais que ninguém, sei que não é fácil. Tem dias de desânimo, dias que a gente não quer sair da cama.. Dias que a gente ta frustrado. Mas, com amor a nós mesmos, com a aceitação e o perdão de que não somos ainda seres perfeitos, seguimos.. Continue..
Todo dia é dia de recomeçar (:
Com todo amor do mundo,
juntos somos mais forte..
Samkhya
.png)


Comentários