top of page

YOGA E O EMAGRECIMENTO

  • Foto do escritor: Samkhya Ananda
    Samkhya Ananda
  • 2 de mar. de 2021
  • 4 min de leitura

Estava cansada de tentar novas dietas. Entrar de cabeça na filosofia do yoga, meditar, ficar em silêncio e entender qual era minha relação com o alimento foi a chave para a perda de peso.

ree

Durante toda minha vida fiz dietas, tentei ter disciplina na academia, musculação, tentei CrossFit, tentei nutricionista, remédios para emagrecer. E nunca consegui ser consistente em nada.

Aprendi que o gol do yoga é você "aprender a controlar sua mente", controlando minha mente aprendi a controlar meus desejos, controlando e observando minha mente comecei a tomar consciência de várias coisas que já tinham tornado-se automáticas na minha vida e eu não tinha percebido.


Aprendi que yoga também é aprender a desapegar, desapegar de sentimentos que colocamos nas coisas, desapegar dos prazeres.


E foi assim, que durante o curso vieram atona os questionamentos:

- Como me relaciono com a comida?

- O que é a comida para mim?

- Por que me alimento?

- Como me alimento?

- Como está minha respiração enquanto me alimento?

- Como eu mastigo? Estou consciente quando estou mastigando?

- Quando me alimento estou vivendo 100% este momento?


ree

E minhas respostas foram:

- Comida para mim é amor, comida para mim é recompensa.


- Quando me dão comida, preciso comer, porque senão vou estar negando amor.


- Quando algo bom acontece comigo vou comer para comemorar, esta é a minha recompensa.


- Eu me alimento para superar minha ansiedade, eu me alimento para esquecer coisas ruins que não consigo lidar, eu me alimento porque não sei o que fazer.


- Quando eu me alimento não estou ali, fico pensando em o que preciso fazer, fico pensando no passado e futuro, fico olhando o que esta acontecendo ao meu redor.


- Quando estou comendo não estou prestando atenção em como respiro, não estou prestando atenção na minha mastigação e muitas vezes não presto atenção no sabor do alimento.


Este foi o 1a passo! Tomei consciência.

Comecei a me observar. Fui me aprofundando nos dias de silêncio. E a pergunta era: quando que eu comecei a criar estas regras para mim mesma. Muita coisa vem sim da nossa infância, vem da nossa família e também vem de experiências vividas.


2a passo! Como devo agir daqui para frente?

Depois da tomada de consciência comecei a estar 100% no presente quando estou me alimentando e decidi desconstruir minhas crenças e inserir novas afirmações:


- Eu me alimento quando tenho fome.

- Se não tenho fome não como.

- Se estou ansiosa vou meditar e fazer alguns exercícios de respiração.

- Quando me alimento estou 100% atenta na minha respiração, na minha mastigação, tento não falar muito, tento não olhar para o lado.

- Alimentação saudável é amor próprio.

- Saber controlar a quantidade de comida é saber controlar sua mente e seus desejos. Eu não sou minha mente, eu a tenho sob controle.


Claro! Parei de comer carne vermelha e frango. Ainda como peixes e frutos do mar algumas vezes no mês (difícil deixar o sushi e a tainha escalada). Decidi me aperfeiçoar na alimentação saudável. Ler livros, tentar novas receitas, experimentar novos pratos e comecei a cozinhar minha própria comida.

ree

Faça yoga todos os dias e mexa-se, dance, nade, ande, corra, pedale. Utilize toda esta energia vital que você tem. Acorde todos os dias agradecendo que você esta vivo e supere a preguiça!

3a passo - Faça yoga todos os dias!!

Fazer yoga todos os dias é uma regra primordial para você manter o foco e liberta-se dos desejos e da ansiedade - geralmente é isso que faz a gente comer.


Enquanto, antes eu comida para me livrar da ansiedade, hoje uso a meditação. É necessário ressignificar e incluir novas atitudes. Senão a mudança não acontece.


Como diz o pai do yoga Patanjali: Nós somos resultados de nossas atitudes, pensamentos e ações. Se você não esta feliz com o resultado de sua vida, comece agora mudando este conjunto!!


4a passo - Desafie-se !!


Se desafie!! Não adianta fazer yoga todos os dias e não se desafiar. Você precisa querer ir além. Se antes você não conseguia fazer alguma postura, treine ela todos os dias até conseguir. Se antes você não conseguia tocar suas mãos nos pés, tente todos os dias estender a distância até ser master no exercício.


Ficar na zona de conforto do yoga, não é praticar yoga. Claro, entenda as limitações do seu corpo, entenda ouvir o que ele diz, aprenda a sentí-lo e saber onde é seu limite pessoal.


5a passo - Inspire-se

Quando comecei a estudar yoga na Índia comecei a ver todos os vídeos e ler vários blogs sobre o assunto. Encontrei vários vídeos e fotos de mulheres realmente obesas praticando yoga e fazendo várias posições que eu não conseguia. Elas foram minha inspiração! Se elas podiam, eu também podia!


Meu guru tinha 70 anos e tinha um corpo melhor que o meu. Ele foi outro a me inspirar. Eu quero chegar aos 70 anos com saúde, curtindo esta fase, e não me lamentando.


É primordial você ter este tipo de pessoa como sua inspiração. E também um bom professor de yoga é essêncial!! Sem ter um exemplo a seguir e alguém para te guiar a motivação precisa ser redobrada!!

ree

Se joga!! Você consegue!! Eu acredito em você (:

 
 
 

Comentários


IMG_2506.png

Luciana Maryllac
@maryllac

Data Marketing

Samkhya me apresentou ao Yoga em 2019 e desde lá, seus conhecimentos continuam ressoando em meus pensamentos e momentos desafiadores de minha vida. Já tentei buscar outros lugares para praticar mas, não consigo encontrar ninguém que me conecta tanto com a prática e o estilo de vida, como Samkhya.

IMG_2507_edited.jpg

Nicole Spohr
@nicolesspohr

Ginecologia Natural

O que são as aulas do método Shakti Yoga Dance de Samkhya? Mulheres, pelo amor da Deusa, esta prática é uma experiência de vida. Sempre que pratico, sinto minha força pessoal pulsar.  Me desperta a sensualidade e o sagrado que vive em mim. Indico para todas as mulheres que estão precisando se movimentar, se divertir e reconhecer seu poder interno.

IMG_2508.png

Fabiane Garcia
@_fabianegarcia

Empresária & Estilista

As práticas de Samkhya me emocionam, me fazem dançar muito e curam emoções que estavam somatizadas no meu corpo. Choro, sorrio e movimento minhas emoções de uma forma libertadora. Muito bom estar nesta caminhada junto com Samkhya.

bottom of page